Poeira-Ilimitado-01.jpg
 

O ILIMITADO TEATRO POEIRA

 

  • Assistir a uma peça de teatro

Sentados na plateia de um teatro, você, sua parceira ou seu parceiro com você, um desconhecido do seu lado, um casal do outro lado, uma amiga três filas na frente, que antes de começar o espetáculo virou para trás e vocês se viram, acenaram uma para a outra, mandaram beijos. 

O espetáculo vai começar, aquela moça que entra também pela plateia, olha para os lados, é uma espectadora que chegou atrasada? Estranho...  Ela continua andando, já está na cena... Ah, é uma atriz, o espetáculo está começando...

O príncipe diz “ser ou não ser, esta é a questão”. Já tinha lido essa frase, mas não mexeu comigo assim como agora, dita por ele, pelo príncipe, agora, agora, nessa hora em que esse pensamento veio à cabeça dele e ele falou...

O espetáculo terminou. Foi muito especial, estou emocionada, aplaudo com força, olho para os artistas, aquele ator agora não é mais o príncipe, agora ele é igual a mim, olha para mim e sorri enquanto agradece os aplausos, aquela atriz que entrou e eu pensei que fosse uma espectadora chegando atrasada, agora ela é quem eu pensei que fosse: uma moça entrando no teatro. Só que ela não vinha sentar do meu lado e sim começar uma grande aventura, na peça, para descobrir a história verdadeira da sua mãe. Verdadeira? A verdade foi essa história que aconteceu diante de mim? Ou a verdade é agora, esses artistas que agradecem as nossas palmas?

  • O teatro é uma fogueira que arde...

O teatro é agora. O presente. O teatro acontece quando eu estou nessa plateia e os personagens estão vivos na minha frente. Uma única vez. Com as emoções e os pensamentos daquele dia, daquela noite.

O Teatro Poeira, que completa 15 anos de vida, agora está gravado na memória dos que assistiram algum ou alguns espetáculos nas suas salas; e está imaginado nos nossos sonhos sobre o futuro.

Neste momento, como os outros teatros do mundo, ele está fechado na sua morte provisória. De onde sairá em breve para proporcionar novos encontros emocionantes, para os que estiverem na sua plateia.

  • Ver gravações de peças de teatro

O teatro gravado, em registros filmados, não compete com os filmes (de todos os tempos, mudos, sonoros, preto e branco, coloridos...). Não compete com as séries que muitos estão assistindo. O teatro gravado é um alento para nossa imaginação. Ela sim, traz de volta o espetáculo que vimos. Ou nos faz imaginar o espetáculo que não vimos e podíamos ou queríamos ter visto. O teatro gravado é uma memória, uma sugestão, que ganha vida na imaginação de quem o vê.

 

  • O ilimitado Teatro Poeira

Aqui, oferecemos cenas para quem quiser colocar-se na plateia imaginária do Teatro Poeira, na sala de espetáculos da sua casa. E daí recriar espetáculos na sua imaginação. Vamos disponibilizar cenas gravadas de alguns espetáculos e algumas gravações de espetáculos inteiros, para os que queiram rever e/ou imaginar esses momentos que foram vividos no instante mágico do AGORA (aquele momento único do teatro).

E vamos sugerir algumas das viagens imaginárias que fizemos enquanto nos preparávamos para encenar esses espetáculos: uns livros que lemos, uns filmes que vimos, uns mestres que ouvimos, mestres e mestras que passaram pelos programas de estudos sobre teatro do Poeira.

Os livros que eventualmente podemos sugerir, alguns de vocês talvez tenham. Ou amigos talvez possam emprestar ou, de algum modo, quem se interessar pode encontrá-los. Os filmes... tantos filmes estão agora disponíveis, em tantas plataformas...

Os mestres que passaram pelo Poeira: vamos também disponibilizar trechos de suas falas, suas aulas, seus encontros.

Vamos desfrutar da vida do Teatro Poeira.

 

  • O Teatro Poeira, no bairro de Botafogo, cidade do Rio de Janeiro, Brasil

O teatro vive agora com você, na sua memória e na sua imaginação. Encontre o que disponibilizamos no nosso canal no Youtube, no stories do Instagram e do Facebook. Inciamos com os espetáculos INCÊNDIOS e PÚCARO BÚLGARO e cenas de JACINTA. Disponibilizamos também a trilha sonora de JACINTA. O teatro no seu momento incomparável do encontro, do abraço, VOLTARÁ.  

 

Teatro Poeira