O PROGRAMA ARTISTA RESIDENTE ABRIGA ARTISTAS BRASILEIROS, PROPORCIONANDO A CIRCULAÇÃO DE PENSAMENTOS E PRÁTICAS DO TEATRO CONTEMPORÂNEO.

Cada artista residente cria sua própria agenda de atividades:
pesquisa, interpretação, direção, dramaturgia, realização de montagens experimentais, leituras, encontros e discussões com participação diversa (profissionais experimentados, iniciantes, artistas de outras áreas, etc).
O artista residente pode contar com a participação de outros artistas, tendo o compromisso de destacar o caráter pedagógico do projeto e, mesmo contando com a participação de colaboradores, admitir alunos interessados nos temas da residência.
O período médio de cada residência é de três meses.

Já foram artistas residentes:
HAMILTON VAZ PEREIRA, AMIR HADDAD, RUY GUERRA, ENRIQUE DIAZ, MARIANA LIMA,  EMILIO DE MELLO, MOACYR CHAVES, CHRISTIANE JATAHY, JEFFERSON MIRANDA e LUIZ ARTHUR NUNES.

 

O PROGRAMA ARTISTA VISITANTE RECEBE ARTISTAS EM ENCONTROS PRÁTICOS, POR PERÍODOS BREVES, OFERECENDO ASSIM MAIS VARIEDADE DE TEMAS, ARTISTAS E PÚBLICO.

Por sua agilidade, pode oferecer matérias de estudo mais específicas, mantendo o mesmo objetivo de difundir processos de criação e desenvolver pensamentos e práticas do teatro.

O programa já recebeu os visitantes:TADASHI ENDO, FABIANA DE MELLO E SOUZA, HELIO EICHBAUER, KALMA MURTINHO, GERALD THOMAS, ANALU PRESTES, SAVIO MOLL, CRISTINA MOURA.

 

O PUENTE TRAZ AO RIO ARTISTAS DE OUTROS PAÍSES, GERALMENTE PARA SEMINÁRIOS DE UMA SEMANA, PODENDO TAMBÉM ADMITIR OUTROS FORMATOS.

O Puente apresentou oficinas de dramaturgia com o autor, diretor e ator chileno MARCO ANTONIO DE LA PARRA e,em duas temporadas, com o dramaturgo espanhol JOSÉ SANCHIS SINISTERRA.

Já participaram do PUENTE:
LUDWIK FLASZE, FRANÇOIS KAHN e CLAUDIA TATINGE, JOSÉ MANUEL CASTANHEIRA, FERNANDO MONTES, TERESINA BUENO, THOMAS QUILLARDET.

 

Em 2009, o Teatro Poeira inaugurou um novo programa, dedicado a encontros teóricos, que se chamou TEATRO E PENSAMENTO e foi aberto pelo professor de filosofia PEDRO SUSSEKIND, com o curso O Trágico em Shakespeare (um estudo das quatro grandes tragédias: Hamlet, Otelo, Rei Lear e Macbeth). Depois, em um curso conjunto, as professoras CAROLINA ARAÚJO e LUISA BUARQUE, apresentaram TRAGÉDIA GREGA (A cena de Ésquilo e a Poética de Aristóteles). Outros convidados foram ANTONIO CÍCERO, PATRICK PESSOA, LUIZ CARLOS MACIEL.